quinta-feira, abril 25, 2024
HomeGeralPOPULAÇÂO DE TAQUARANA FICA INDIGNADA DIANTE DA OMISSÃO DA CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA...

POPULAÇÂO DE TAQUARANA FICA INDIGNADA DIANTE DA OMISSÃO DA CRECHE MUNICIPAL PROFESSORA MARIA GENILZA COSTA

Marielson Gumercindo/Repórter 

Infelizmente, ainda existem diversas notícias sobre crianças desassistidas nas creches Brasil afora. Algumas das principais questões são a falta de estrutura adequada, falta de profissionais capacitados, além de problemas de gestão.

Na cidade de Taquarana – Alagoas aconteceu nesta terça-feira, dia 21 de março deste ano, uma grave denúncia de omissão por parte da Creche Municipal Professora Maria Genilza Costa, que veio à tona neste dia 29 de março de 2023. 

Duas crianças que estavam sob os cuidados da creche supracitada desapareceram e, de acordo com um dos servidores públicos que participou da procura juntamente à diretora, à diretora-adjunta e a uma das professoras da instituição, os menores foram encontrados em um estado chocante: deitados em um colchão velho, despidos, em uma sala que os vigilantes usam como suporte. De imediato, a diretora mandou as crianças se vestirem e disse em tom de coação que aquilo deveria ser esquecido ali, sem que o ocorrido chegasse ao conhecimento dos pais, do Conselho Tutelar e do Ministério Público. A situação gerou indignação por parte de alguns servidores, os quais procuraram a família das crianças para relatar o ocorrido, com toda descrição que o caso requer.

Após a família tomar conhecimento, na quinta-feira, dia 23 de março, foi procurar a direção da instituição que em algum momento da conversa afirmou que tudo não passava de uma brincadeira entre as crianças. Porém, neste mesmo dia, uma das professoras procurou a mãe de um dos menores pela noite para pedir que a mesma desistisse de levar o caso adiante para que ninguém viesse a perder os empregos.

A denúncia levanta questionamentos sobre a responsabilidade da gestão municipal na garantia da segurança das crianças em creches e a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa das instituições de ensino infantil. 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei federal brasileira que estabelece direitos e garantias fundamentais para todas as crianças e adolescentes. Entre as principais disposições está o direito à educação, à saúde, à alimentação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Advogado Wesley Cezar de Amorim

De acordo com o advogado, Dr. Wesley Cezar de Amorim, que acompanhou a mãe de uma das crianças até a delegacia para o registro da ocorrência, ao ouvir os relatos dos pais da criança especial de 3 anos envolvida no acontecido, a instituição estaria omitindo e negligenciando o fato ora ocorrido. O advogado finalizou dizendo que a sociedade confia na polícia e na justiça para garantir a proteção dos direitos da criança e do adolescente e para combater a omissão dos responsáveis para que o caso seja completamente esclarecido.

RELATED ARTICLES

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor digite aqui seu nome

Most Popular

Recent Comments